A ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares, em representação do sector da Padaria e Pastelaria em Portugal, solicitou junto dos Eurodeputados uma votação favorável à Emenda Sommer, que foi a votos no dia 26 de Março na Comissão ENVI.

A ACIP entende que a Emenda Sommer sobre os perfis nutricionais, apresentada pela MEP Renate Sommer, contribui para facilitar, não só a sobrevivência como também o crescimento sustentável do nosso sector.

No referido pedido, a ACIP comunicou ainda que “Portugal é composto por milhares de micro e pequenas empresas distribuídas ao longo de todo o território Português com realce especial para o interior do país, onde representam um importante desempenho social enquanto potenciadoras de criação de emprego e distribuição de riqueza numa região que não queremos que se desertifique. Estas empresas guardam através do seu receituário endógeno um rico património gastronómico muito apreciado pelos residentes bem como pelos turistas que nos visitam.

Apesar das dificuldades que o sector atravessa é com agrado que vemos a nova geração abraçar projetos de panificação e de pastelaria artesanais através da recuperação dos receituários tradicionais, respondendo assim, a novas exigências do mercado que cada vez mais procuram projetos e produtos inovadores.

Neste contexto, uma legislação cada vez mais complexa e custosa da União Europeia, apenas pode contribuir para diminuir a competitividade das micro e pequenas empresas e travar o ressurgir das emergentes. E isto é especialmente crítico quando se trata de empresas que confecionam géneros alimentícios de receituários tradicionais. Por isso, não podemos aplaudir iniciativas focadas em regulamentação excessiva que apenas serve para colocar entraves ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas da indústria alimentar tradicional europeia”.