Nos dias 26 e 27 de maio o Cais de Gaia vai transformar-se num autêntico ponto de encontro dos melhores sabores nacionais, com a celebração do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa. Depois de Aveiro em 2016 e Lisboa em 2017, a cidade de Vila Nova de Gaia é agora anfitriã desta terceira edição do Dia da Gastronomia.

Assim, o Cais de Gaia vai receber mais de 60 os expositores que durante todo o fim-de-semana vão animar a marginal da cidade com os seus melhores produtos. Os expositores são o conjunto de produtores representados pelas Confrarias Gastronómicas e Báquicas, produtores associados ao clube de produtores do Continente e ainda empresas de vinhos do Douro e do Porto, que não quiseram deixar de, uma vez mais, marcar presença nesta ação que enaltece um dos maiores tesouros nacionais, a nossa gastronomia.

Para além desta mostra, a festa será garantida com animação constante, showcookings de hora a hora para toda a família, uma exposição – “Que se Come e que Se bebe” para ver e provar e o lançamento de um novo selo dos CTT. Um dos momentos mais aguardados será a entrega das insígnias OPTIMUS CONVIVA atribuída pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, que irá assim num momento mais institucional, mas pleno de significado, distinguir personalidades portuguesas com uma das mais importantes insígnias das confrarias de Portugal.

Sabores e tradição de Portugal aliados num só evento com vista sobre o Rio Douro, para tornar esta comemoração numa experiência inesquecível que junta famílias e amigos à volta do mapa Gastronómico do nosso País. Esta festa da Gastronomia Portuguesa reúne ainda alguns dos seus mais importantes representantes, os restaurantes de todo o país. Assim, ao longo de toda a semana que antecede o evento, mais de uma centena de restaurantes, espalhados por todo o país, irão disponibilizar um prato tradicional com ofertas ou descontos até 50%.

Promovido conjuntamente pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela AGAVI – Associação para a Promoção e Defesa da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade, o Dia Nacional de Gastronomia Portuguesa, aprovado em Assembleia da República e instituído no último domingo de maio de cada ano, contou em 2017, na sua segunda edição, no Aeroporto de Lisboa, com cerca de 40 mil visitantes, 40 expositores e mais de 50 confrarias presentes. Este ano, o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa garante provar, uma vez mais, porque “sabe tão bem ser português”.