A Confeitaria Framboesa – Frutas de A a Z, Lda. de Albergaria-a-Velha foi a grande vencedora no VI Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, na Categoria de Melhor Bolo-Rei.
Na categoria de Melhor Bolo Rainha, a Padaria Dias – Dias & Pereira dos Santos, Lda., em Tortosendo, Covilhã, foi a primeira classificada. Por sua vez, a categoria de Melhor Bolo-Rei Escangalhado premiou a Panificadora Regional da Vermelha Unipessoal, Lda., do Cadaval.
Já a Melhor Trança de Natal foi entregue à Pastelaria Pires – Pires, Lda., de Leiria. Também em Leiria, encontramos a vencedora da categoria Inovação, a Brisanorte – Pastelarias, Lda.
Estes foram os vencedores do VI Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, que decorreu no passado dia 1 de dezembro, na Quinta do Outeiro, em Tentúgal, Coimbra, e que contou com cerca de 300 bolos oriundos de norte a sul do país.
A Briosa do Mondego, Lda., de Coimbra, alcançou o segundo lugar na categoria Bolo-Rei, enquanto que a Espiga Pastelaria Padaria – Bráz & Taborda, Lda, de Ega, em Condeixa, ficou com o terceiro lugar.
Na categoria Bolo Rainha, o segundo lugar foi entregue à Docealhada Unipessoal, Lda., na Mealhada, e o terceiro lugar à Padaria Primeira Classe, Lda., em Matosinhos.
Na categoria Bolo-Rei Escangalhado, a Padaria Mister Visconde, de Coimbra, alcançou o segundo lugar, e a pastelaria Moinho Velho – Diodoro – Pastelaria Boutique de Pão, Lda., também em Coimbra, recebeu o terceiro lugar.
Já na categoria Trança de Natal, a Padaria Queen, de S. João da Madeira, conseguiu um segundo lugar, e a Padaria Lusitana, em Aveiro, arrecadou o terceiro lugar.
Na categoria Inovação, o segundo lugar foi atribuído ao Pãozinho da Avenida – Indústria de Panificação e Pastelaria, de Torres Vedras, e o terceiro lugar foi concedido à Padaria e Pastelaria Trigal – Romeu & Martins, Lda., em Águeda.
Com o principal objetivo de promover, dinamizar e dignificar o sector, este evento teve ainda como propósito impulsionar, enobrecer e proteger as principais e mais antigas iguarias do Natal.
O concurso destinou-se a todos os fabricantes de Bolo-Rei distribuídos por todo o território Português e com a sua unidade de produção licenciada. Cada industrial pôde concorrer nas seguintes categorias: Bolo-Rei, Bolo Rainha, Bolo-Rei Escangalhado, Trança de Natal e Inovação.
À semelhança da última edição do Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, na Categoria Prémio Inovação estiveram incluídos todos os produtos a concurso que, pela sua Inovação e Criatividade, não se enquadrem nas denominações tradicionais do Bolo-Rei, Bolo Rainha, Trança de Natal e Bolo-Rei Escangalhado.
A Cake Designer Cátia Curado e o Chef Jorge Antunes, da Irca Ibérica, S. A. apresentaram as demonstrações técnicas que ocuparam a tarde do passado dia 1 de dezembro. Assim, a partir das 15H30, e enquanto decorreu a Prova Cega do concurso, teve início a demonstração técnica alusiva ao Natal, apresentada pela Cake Designer Cátia Curado, seguida de Coffee Break. Pelas 18H00, foi a vez do Chef Jorge Antunes apresentar as demonstrações técnicas de Bombons e Sobremesa de Natal. Pelas 20H00, teve lugar o Jantar/Convívio ACIP, no qual foram divulgados os vencedores do concurso.
Já o Sorteio de Natal, que foi efetuado pelas pessoas presentes no jantar, sorteou 750 kg de farinha, oferta Cerealis, à CiberMigalhas, Lda. O prémio da Lallemand, um Voucher Pestana Pousadas de Portugal, de uma noite para duas pessoas em Quarto Duplo Standard com pequeno-almoço incluído, foi entregue à “A Padaria”, de Fernando A. Spínola Duarte Santos. Já o Copo Liquidificador com o valor comercial de 285,00€, oferta Bensil, foi entregue à Pastelaria Vida Nova.
Os prémios de cada categoria contemplavam produtos e equipamentos de panificação e pastelaria gentilmente oferecidos pelas empresas patrocinadoras do concurso: Bensil, Cerealis, Cergold, Credin, Delta, Derovo, Docefruta, Fastfer, Ferneto, FornoEquip, Icel, Inocentro, Irca, Lallemand, Licor Beirão, Litotipo, Nogueira, Norbags, Norte Eurocao, Prodipani, Puratos, Ramalhos, Rondo e Urbinfor.
A Astropor, que cedeu os pratos para os bolos do concurso, Julieta Aparício, que fez as jalecas para os elementos do júri, e Águas Luso, que ofereceu as águas, também apoiaram este evento.
A ACIP aproveita ainda para agradecer reconhecidamente a colaboração prestada por todas as empresas já referidas na realização do VI Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, que comprovaram o elevado profissionalismo e rigor que as caracterizam.
Por último, mas também com uma grande importância neste evento, a ACIP gostaria de agradecer a todos os elementos do Júri: João Moreira, Hélio Loureiro, Hernâni Ermida, Jacinta Tavares, Carlos Palmeiro, Paulo Matos, Ricardo Sousa, Marco Gomes, Paulo Torres, Sandro Meireles, Francisco Pavia, Ricardo Santos, Luís Almeida, Rafael Fonseca, David Gomes, Erik Fecha, João Breda, Beatriz Henriques, José Maria, Duarte Eira, Fernando Correia, Dora Catarino, Rui Jesus, Vitor Marques, Julieta Aparício, Paula Alves, Paulo Paiva e João Eustáquio.
Veja todas as fotos aqui.