Este ano, se quiser ter à sua mesa de Natal o Melhor Bolo-Rei de Portugal tem de se deslocar à Docealhada Unipessoal, Lda., na Mealhada pois foi a grande vencedora do V Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, na Categoria de Bolo-Rei.
Mas, se preferir o Melhor Bolo Rainha, terá de ir a Aveiro, à Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, Lda. Por outro lado, se na sua mesa de Natal não puder faltar um Bolo-Rei Escangalhado, terá de se dirigir a S. João da Madeira, para o comprar na Padaria Queen, Lda.
Se a sua preferência for uma Trança de Natal, então terá mesmo de ir até Coimbra, para a adquirir na Brincadoce Padaria e Pastelaria, Lda.
E uma Inovação para a sua Consoada? Então, a melhor Inovação deste ano pode encontrá-la na Pires, Lda. – Pastelarias Pires, em Leiria.
Estes foram os vencedores do V Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, que decorreu no passado dia 25 de novembro, na Quinta do Outeiro, em Tentúgal, Coimbra.
Fábrica de Pastelaria e Confeitaria S. Silvestre, Lda., na Lousã, alcançou o segundo lugar na categoria Bolo-Rei, enquanto que a Momentos Autênticos, Lda. – Confeitaria Tinoca, em Amarante, ficou com o terceiro lugar.
Na categoria Bolo Rainha, o segundo lugar foi entregue à Docealhada Unipessoal, Lda., na Mealhada, e o terceiro lugar à Padaria Primeira Classe, Lda, em Matosinhos.
Na categoria Bolo-Rei Escangalhado, a Confeitaria Miradouro, Lda., em Aveiro, alcançou o segundo lugar, e a pastelaria Dias & Pereira dos Santos, Lda. – Padaria Dias, em Tortosendo, recebeu o terceiro lugar.
Já na categoria Trança de Natal, a Diamante Doce – Actividades Hoteleiras, Lda., de Leiria, conseguiu um segundo lugar, e a Sabores de Tentúgal, Lda. – A Pousadinha, em Tentúgal, arrecadou o terceiro lugar.
Na categoria Inovação, o segundo lugar foi atribuído à Padaria do Largo Unipessoal, Lda., em Penacova, e o terceiro lugar foi concedido à Café Pastelaria Nau, na Figueira da Foz.
Com o principal objetivo de promover, dinamizar e dignificar o sector, este evento teve ainda como propósito impulsionar, enobrecer e proteger duas das principais e mais antigas iguarias da Páscoa portuguesas.
O concurso destinou-se a todos os fabricantes de Bolo-Rei distribuídos por todo o território Português e com a sua unidade de produção licenciada. Cada industrial pôde concorrer nas seguintes categorias: Bolo-Rei, Bolo Rainha, Bolo-Rei Escangalhado, Trança de Natal e Inovação.
À semelhança da última edição do Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, na Categoria Prémio Inovação estiveram incluídos todos os produtos a concurso que, pela sua Inovação e Criatividade, não se enquadrem nas denominações tradicionais do Bolo-Rei, Bolo Rainha, Trança de Natal e Bolo-Rei Escangalhado.
A ARS-Centro e a EDP foram as entidades escolhidas pela ACIP para palestrarem no âmbito do V Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”. Assim, a partir das 16H00, e enquanto esteve a decorrer a Prova Cega do concurso, decorreu a apresentação “minorsal.saude: Pequenas Mudanças, Grandes Resultados”, pela ARS-Centro, seguida de Coffee Break. Pelas 18H00, a EDP apresentou o tema “Soluções Energéticas”. Pelas 20H00 teve lugar o Jantar/Convívio ACIP, no qual foram divulgados os vencedores do concurso.
Veja as fotografias aqui.