Já são conhecidas as melhores iguarias da Páscoa de Portugal! Em Alfeizerão encontramos o Melhor Pão de Ló Seco, do Atelier do Doce, Lda; já o Pão de Ló Húmido situa-se em Ovar, de Pão de Ló de Ovar Cruz de Sandra Dolores Pais Cruz. Por sua vez, o Melhor Folar Doce, localiza-se em Coina, de Santa Coina Confeitaria e Padaria Artesanal de Andreia Borba dos Santos Silva Martins; e o Folar Salgado fica em Coimbra, na Brinca Doce – Padaria Pastelaria, Lda. Já na categoria de Inovação, o grande vencedor foi a Pires, Lda, uma pastelaria de Leiria, enquanto que na categoria Escolas Profissionais foi a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra – Curso de Gestão e Produção de Cozinha, com o aluno Sandro Filipe das Neves Gomes de Oliveira, que saiu vencedora.

Estes foram os vencedores do III Concurso ACIP – “O Melhor Folar e Pão de Ló de Portugal”, que decorreu no passado dia 27 de fevereiro, na Quinta do Outeiro, em Tentúgal, Coimbra.

A Pastelaria Pão Quente Montenegro – Irmãos Monteiro, Lda, em Carrazedo de Montenegro, alcançou o segundo lugar na categoria Folar Salgado e Bôlas, enquanto que a Pastelaria Pires, Lda, em Leiria, ficou com o terceiro lugar.

Na categoria de Folar Doce, o segundo lugar foi entregue a João Mendes & Rita, de Olhão, e o terceiro lugar à Padaria do Largo Unipessoal, Lda, em Penacova.

Na categoria de Pão de Ló Húmido, a Fabridoce – Doces Regionais, Lda, em Aveiro, alcançou o segundo lugar, e a pastelaria “A Pousadinha” – Sabores de Tentúgal, Lda, em Tentúgal, recebeu o terceiro lugar.

Já na categoria de Pão de Ló, a Arte Branca – Panificação, Lda, de Matosinhos, conseguiu um segundo lugar, e a pastelaria Pires, Lda, em Leiria, arrecadou o terceiro lugar.

Na categoria Inovação, o segundo lugar foi atribuído à Pastelaria Central – Soc. Com. Pastelaria, Lda – Pastelaria Latina, em Aveiro, e o terceiro lugar foi concedido à Pastelaria Vida Nova, Lda, em Casal Ribeiro.

Com o principal objetivo de promover, dinamizar e dignificar o sector, este evento teve ainda como propósito impulsionar, enobrecer e proteger duas das principais e mais antigas iguarias da Páscoa portuguesas.

O concurso destinou-se a todos os fabricantes de Folar e Pão de Ló distribuídos por todo o território Português e com a sua unidade de produção licenciada. Cada industrial pôde concorrer nas seguintes categorias: Pão de Ló, Pão de Ló Húmido, Folar Doce, Folar Salgado e Bôlas e Inovação.

À semelhança da última edição do Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, na Categoria Prémio Inovação estiveram incluídos todos os produtos a concurso que, pela sua Inovação e Criatividade, não se enquadrem nas denominações tradicionais do Pão de Ló, Pão de Ló Húmido, Folar Doce e Folar Salgado e Bôlas.

Pela primeira vez, foi criada uma sexta categoria – Escolas – vocacionada para as Escolas Profissionais, patrocinada em exclusivo pela Ferneto, com um prémio de 500,00€.

No âmbito deste evento, a ACIP promoveu ainda várias demonstrações ao vivo de Pão de Ló, Pão de Ló Húmido e Folares:

15H00 – Receção aos participantes

15H15 – Início das Demonstrações Técnicas:

15H30 – Lallemand – “Folares e Leveduras Aromáticas”

16H30 – Credin – “Pão de Ló e Decorações de Páscoa”

17H30 – Coffee Breack

18H30 – Chef’s Pasteleiros João Moreira e Hélder Baptista – “Pão de Ló Clássico”

Durante as demonstrações decorreu, em sala própria, a Prova do III Concurso ACIP – “O Melhor Folar e Pão de Ló de Portugal”, realizado pelo Júri. Pelas 20H30, foi servido um jantar.

O produto sobrante foi entregue à CASA|Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, por se tratar de uma instituição que presta regularmente apoio alimentar a sem-abrigo e a utentes em situação de grave insuficiência económica.

Veja a galeria de fotos aqui!