A Unidade de Saúde Pública Zé Povinho do ACeS Oeste Norte, que compreende os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, tem em curso o Projeto Pão.come que se trata de um projeto de intervenção comunitária que, através da redução do valor médio de sal tradicionalmente adicionado ao pão, pretende melhorar a saúde da população. Este projeto tem a sua intervenção junto das Unidades Industriais de Panificação para que seja diminuído em 50% o valor médio de sal adicionado no fabrico de pão.

Assim, apelamos a todos os Associados para implementarem este projeto que tem a duração de dois anos e está dividido em 4 fases semestrais:

1.ª Fase – Análise de uma amostra de pão de cada padaria aderente; 2.ª, 3.ª e 4.ª Fases – Análises ao pão para avaliar a diminuição do sal adicionado.

As padarias que atingirem os objetivos propostos receberão um Certificado de “Padaria Saudável”, com a validade anual, emitido pela Unidade de Saúde Pública Zé Povinho, ACeS Oeste Norte.

QUE VANTAGENS PARA A POPULAÇÃO ?

A redução do sal no pão contribui para a melhoria da saúde da população que se apresenta por:

Para mais informações:

Agrupamento de Centro de Saúde Oeste Norte
Unidade de Saúde Pública Zé Povinho
Telefone 262 870 190
E-mail : usp.oestenorte@arslvt.min-saude,pt

Ana Maria Rodrigues
Técnica de Saúde Ambiental
Telefone 262870190
E-mail : ana.maria.rodrigues@arslvt.min-saude.pt