Martins & Brandão, Lda., de Leça do Balio, consagrou-se o Melhor dos Melhores e arrecadou em simultâneo o primeiro prémio do Melhor Bolo-Rei de Portugal. Já na categoria de Melhor Bolo Rainha, a Palmeipan, de Coimbra, foi a grande vencedora. Por sua vez, na categoria do Melhor Bolo-Rei Escangalhado, a Confeitaria Rainha I, de Amorim & Rocha, Lda., em Arouca, foi a detentora do primeiro lugar. Por último, na categoria de Melhor Trança de Natal, coube à Brinca Doce, Padaria e Pastelaria, Lda., em Coimbra, levar o primeiro lugar.

Estes foram os vencedores do II Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, que decorreu ontem, na Quinta do Outeiro, em Tentúgal, Coimbra.

Com o principal objetivo de promover, dinamizar e dignificar o sector, a ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares pretendeu, com este evento impulsionar, enobrecer e proteger uma das principais e mais antigas iguarias natalícias portuguesas.

O concurso destinou-se a todos os fabricantes de Bolo-Rei distribuídos por todo o território Português e com a sua unidade de produção licenciada.

No âmbito deste evento, a ACIP promoveu ainda uma palestra subordinada ao tema “Rotulagem”, ao início da tarde, na Quinta do Outeiro. Durante a palestra, decorreu, em sala própria, a Prova do II Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, realizada pelos oito elementos do júri, divididos em quatro equipas, que tiveram um trabalho árduo durante várias horas para apurarem os vencedores.

A concurso estiveram centenas de bolos, que vieram de norte a sul do país, que por si justificaram a designação do Melhor Bolo-Rei de Portugal.

O produto sobrante será entregue a uma Instituição de Solidariedade Social e far-se-á também uma entrega de rua aos sem abrigo, por forma a que a ACIP possa tornar o Natal destas centenas de pessoas um pouco mais doce.