
A Lisbon Food Affair (LFA) regressa à FIL de 9 a 11 de Fevereiro de 2026 como o maior ponto de encontro profissional do sector em Portugal, afirmando-se como plataforma estratégica para a concretização de negócios, parcerias e exportações nos sectores da Alimentação, Bebidas, Equipamentos e Tecnologias para a Indústria e Canal Horeca.
Dirigida exclusivamente a profissionais, a LFA 2026 reforça a sua proposta de valor com uma abordagem assente em três grandes pilares: Inovação, Sustentabilidade e Internacionalização. Esta edição irá destacar os desafios emergentes do sector, como:
•Novas tendências de consumo e exigências do consumidor;
•Evolução no posicionamento das marcas e estratégias de diferenciação;
•Eficiência logística e gestão da cadeia de abastecimento;
•Identificação de mercados internacionais e oportunidades de exportação;
Com foco na produção nacional e na inovação tecnológica, a feira valoriza produtos e soluções sustentáveis, alinhadas com as exigências dos mercados globais.
Espaços que promovem inovação e visibilidade internacional:
•LFA Food Hub: um palco para startups, centros de I&D e instituições académicas, com projectos disruptivos que antecipam o futuro do sector;
•LFA Innovation: a montra da inovação, com lançamentos de novos produtos onde são dados a conhecer ao mercado e distinguidos pela sua originalidade, bem como as tendências de mercado em que cada produto se destaca;
A dimensão internacional do evento será novamente reforçada através da presença de expositores de vários continentes — tanto em participações individuais como em participações organizadas por regiões e países — promovendo o intercâmbio comercial e a abertura de novas geografias para os produtos portugueses.
Negócios com resultados comprovados
O programa de Hosted Buyers volta a ser um dos pilares da LFA, ao criar reuniões B2B estruturadas entre expositores e compradores internacionais qualificados, com elevado potencial de concretização de negócios.
Os resultados da última edição comprovam o impacto da LFA no sector:
•99% das empresas atingiram os objetivos da sua participação;
•97% perspetivaram negócios pós-evento;
•93% confirmaram presença para 2026;
•97% dos visitantes consideraram que o evento superou as suas expectativas;
•99,6% dos visitantes tencionam regressar nesta edição.
Mais do que uma feira, a LFA é uma alavanca de crescimento, inovação e exportação — um evento onde os negócios acontecem.
Mais informações em: www.lisbonfoodaffair.fil.pt
Contactos: sandra.tereso@ccl.fil.pt ; ana.neves@ccl.fil.pt