O Auditório 200 do Museu Rainha Sofia, em Madrid, acolheu no passado dia 11 de maio, o evento de apresentação do livro e uma exposição única de espetaculares fotografias ilustrativas da obra. O livro eleva à categoria de arte o trabalho dos padeiros artesanais e o seu trabalho com o pão.

A IREKS reuniu no Auditório 200 do Museu Rainha Sofia, em Madrid, os distribuidores espanhóis e portugueses da empresa e as personalidades mais destacadas do setor da panificação. E tudo isto por ocasião do lançamento da versão espanhola e inglesa do livro de pães decorativos “Pan.Arte.Obras.”.

Na apresentação da obra participaram Eduardo Villar, Presidente do Ceoppan e Vice-Presidente da UIBC (União Internacional de Padeiros e Confeiteiros), José Miguel Herrero, Diretor Geral da Indústria Alimentar do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação (MAPA), Carlos Mariel, Presidente do Clube Richemont Espanha e Elisabete Ferreira, Presidente do Club Richemont Portugal.

Javier González, Diretor Geral da IREKS IBERICA, bem como Thomas Ströbel e Karin Dietrich, da Administração da IREKS na Alemanha, acompanharam a apresentação e colocaram em cima da mesa o futuro do setor da panificação.

Nas palavras do Diretor Geral da IREKS IBERICA, “este livro, assim como a sua apresentação, são evento inéditos que representam o compromisso da IREKS com a padaria artesanal e o seu futuro: um setor e atividade de enorme valor económico e cultural em Espanha e Portugal que atualmente enfrenta importantes mudanças e desafios. Foi muito gratificante ver este resultado, graças a um grande trabalho, tanto pela própria equipa da IREKS como por todos os participantes e oradores convidados. Em suma, conseguimos unir os principais atores relevantes do sector, realizando um ato de reflexão e apresentando uma iniciativa inédita com um denominador comum: o futuro da padaria artesanal.”

“Pan.Arte.Obras.”

O livro “Pan.Arte.Obras.” consegue, através das suas páginas, oferecer ao leitor tudo o que é necessário para elaborar pães decorativos: desde as ferramentas, às diferentes técnicas a utilizar, sem esquecer as mais de 40 receitas originais. A imagem gráfica ocupa uma parte muito importante do livro que está recheado de fotografias espetaculares.

Textos curtos e concisos através dos quais se aprendem muitas possibilidades de fazer pão, tais como pães de trigo e centeio, pães de trigo, barras e pães especiais.

Quanto à forma como surgiu a criação deste livro, Tommy Lebe, mestre padeiro da IREKS e coautor do livro, explica que “todos os padeiros estão familiarizados com pães decorativos, com peças de exposição tradicionais, que exigem muito tempo e não são mais do que uma atração na vitrine, com pouca viabilidade comercial. Foi assim que tivemos a ideia de dar uma nova vida aos pães decorativos.”

O livro “Pan.Arte.Obras.” pode ser adquirido através dos distribuidores IREKS em Espanha e Portugal.