Vai decorrer pela terceira vez em Albergaria-a-Velha, o Festival Pão de Portugal, no qual a ACIP vai marcar presença novamente. Durante três dias, de 10 a 12 de junho, não faltará cultura, animação, diversão e degustação.
A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha decidiu incluir, na sua agenda cultural, um evento que promovesse a cultura e história locais, de forma a mostrar aos albergarienses e também aos visitantes quais são alguns dos traços característicos da região.
A conceção e desenvolvimento do projeto centraram-se na construção de um Festival com base nas tradições locais, sem que tal impedisse uma conceção inovadora, que marcasse a diferença e se destacasse entre outras ofertas no género. Por estas razões, o produto final distinguiu-se pela qualidade e tem sido um sucesso.
A tradição de fabrico de pão em Albergaria-a-Velha é centenária, e ainda hoje esta é uma área de grande expressão no concelho. O reconhecimento deste traço histórico e cultural contribuiu e deu o mote para a criação do conceito do Festival Pão de Portugal.
A localização do concelho também se apresenta como uma mais-valia no objetivo de juntar, num só local, os vários pães existentes de Norte a Sul do país. Sendo no centro do país, Albergaria torna-se um destino central e privilegiado para acolher os diferentes tipos de pães.