A Exposalão alia-se, uma vez mais, ao setor da panificação que, nos últimos 20 anos, tem passado por uma crescente dinâmica, com grandes alterações dos processos de fabrico, da distribuição, pontos de venda e a própria apresentação dos produtos. As novas tecnologias, ao nível da maquinaria, preparação, conservação e ingredientes, modificaram de forma drástica o conceito da padaria e pastelaria. A entrada das grandes superfícies neste mercado também veio alterar a dinâmica dos negócios. É neste cenário que, de 12 a 15 de abril, se realiza a sexta edição da TECNIPÃO – Salão Profissional de Máquinas, Equipamentos e Matérias-primas para a Panificação, Pastelaria, Confeitaria, Geladaria e Chocolataria. Realiza-se em paralelo com a feira PACKAGING – Salão Profissional de Embalagem para o Setor Alimentar, um sector que tem, também, sabido assumir-se pela importância que lhe é, cada vez mais, atribuída pelos consumidores.

A edição de 2018 desta feira espera bater recordes no número de visitantes, esperando que ascendam a mais de 25 mil.

É um dinâmico setor que tem quase cinco mil fabricantes de pão a laborar no país, entre os que se dedicam exclusivamente a este negócio e aqueles que funcionam quer nas pastelarias, quer nas grandes superfícies. No total, fabricam quase 20 milhões de pães (as conhecidas carcaças tradicionais do país). Mas para além destes, fabricam toda uma panóplia de pães, procurando ir ao encontro de uma exigência crescente dos consumidores.

A distribuição porta-a-porta, muito caraterística há alguns anos, tende a acabar, e têm surgido novos modelos de negócio.

Neste cenário, é de extrema importância que os profissionais do sector se mantenham a par das soluções e propostas para que se possam adaptar e encarar os novos desafios.

A TECNIPÃO, eleita a feira nacional do sector é, pois, uma oportunidade de excelência para contactar de perto com os players do mercado que oferecem os mais diversos instrumentos e know how para diferenciar o negócio que abrange, não apenas, a produção do pão mas também os ramos da padaria, chocolataria ou gelataria.

É aqui que todos os profissionais procuram as mais recentes inovações e tecnologias ao nível das máquinas e equipamento, assim como uma grande variedade de técnicas, matérias-primas e ingredientes.

O certame é o único, em Portugal, que reúne num só espaço os ramos da panificação, pastelaria e confeitaria, e que, para eles, reserva um espaço para que se desenvolvam, em simultâneo com a feira, workshops, colóquios e demonstrações, que convidam à participação do público profissional.

Para além de contar com a presença das empresas de referência deste sector, quer ao nível da maquinaria, quer ao nível das matérias-primas, a TECNIPÃO conta ainda com o apoio das associações e imprensa especializada que contribuem para a divulgação do evento junto dos profissionais.

A TECNIPÃO apresenta-se, para todos as empresas que atuam neste mercado, como uma excelente oportunidade para contactar com o público-alvo, apresentar as novidades, estabelecer e reforçar relações comerciais e concretizar negócios.

Prova disso mesmo foi a última edição, em outubro de 2015, que atraiu, entre os 170 expositores uma representação significativa oriunda de Espanha e recebeu cerca de 25 000 visitantes durante os quatro dias de feira.

PACKAGING

Em simultâneo com a TECNIPÃO, decorre mais uma edição da PACKAGING – Salão Profissional de Embalagem para o Setor Alimentar.
Neste certame, estarão presentes empresas que apresentam as novidades relativas ao sector, quer a montante: máquinas, equipamentos, acessórios e tecnologias; quer a jusante: a embalagem propriamente dita, cujos materiais diferem indo do plástico ao vidro, do cartão ao papel, passando pelo metal e outros materiais.

Também neste sector se tem assistido a um crescimento assinalável, visível, sobretudo, na importância que os consumidores dão hoje à embalagem. Num estudo, de novembro deste ano, realizado em nove países, onde está incluído Portugal, verifica-se que “a segurança alimentar é um dos aspetos mais importantes na escolha de um produto alimentar pela embalagem”.

Nesta consulta aos consumidores, pode constatar-se que a segurança alimentar é o aspeto mais relevante para 92% dos portugueses na hora de escolher embalagens para os alimentos, 65% afirmam considerar a embalagem no momento de escolher um produto, sendo que 69% dos consumidores portugueses sabe que uma boa embalagem ajuda a preservar os nutrientes, vitaminas e minerais dos alimentos.

É, pois, evidente que a embalagem assume um papel crucial no processo de venda final do produto, numa altura em que a tecnologia anda a par e passo com as necessidades crescentes de armazenamento e conservação dos inúmeros produtos existentes no mercado.

Por esse motivo, este salão pretende reunir o maior número de intervenientes para que possam trocar know-how e tecnologias, que os levarão a descobrir oportunidades de crescimento do mercado e otimizar as soluções em embalagem.