Arrancou no passado dia 31 de janeiro, a quarta fase para as candidaturas ao programa Apoiar Gás. Trata-se de um mecanismo de apoio direto às empresas na fatura do gás.
Este apoio pretende apoiar as empresas mais afetadas pelos aumentos do preço do gás natural, atribuindo um incentivo a fundo perdido.
Nesta quarta fase de candidaturas, que decorre até ao dia 31 de março, o período elegível é de 1 de outubro de 2022 a 31 de dezembro de 2022, mantendo-se uma taxa de incentivo de quarenta por cento e um montante máximo de 500 mil euros por empresa.
Recordamos que, nas primeiras três fases, foram apoiadas mais de 300 empresas com um apoio de mais de 61,5 milhões de euros.
Nos próximos dias, será publicado um novo aviso, com duas novas modalidades de apoio, destinadas às empresas com consumos mais elevados: o “Apoiar Indústrias Intensivas em Gás 2M”, com um máximo de dois milhões de euros por empresa, e o “Apoiar Indústrias Intensivas em Gás 5M”, com um apoio máximo de cinco milhões para empresas com perdas operacionais, valores cumulativos com o apoio máximo de 500 mil euros do presente aviso.
Mais informações aqui.