Já foram sete edições! Sete edições do Concurso ACIP – O Melhor Bolo-Rei de Portugal. Sete anos, sete vencedores, sete bolos-reis maravilhosos de comer e chorar por mais…

O Concurso ACIP – O Melhor Bolo-Rei de Portugal conta já com sete edições! Foram sete os vencedores, de norte a sul do país e, nesta edição da Revista “a padaria portuguesa”, vamos reviver cada um desses momentos.
Recorde-se que esta iniciativa sempre teve como objetivo primordial estimular a produção de qua-lidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas e técnicos.
Com a realização destes concursos, a ACIP pretende motivar os produtores para continuarem a respeitar os modos de produção, as receitas e o uso dos ingredientes genuínos, que permitem manter a qualidade e a sua tipicidade; divulgar os genuínos Bolos-Reis portugueses e possibilitar a valorização dos produtos associados à época natalícia.
As sete edições estiveram abertas a todos os produtores de Bolos-Reis que demonstrassem que o seu produto continuasse a seguir o modo de produção tradicional, assim como só foram admissíveis a concurso os produtos cuja história, ingredientes originais e receita estivessem de acordo com o regulamento.

O primeiro vencedor era de Coimbra

Assim, e recuando no tempo 10 anos, a Padaria e Pastelaria Quinta da Fonte, em Coimbra, foi a primeira vencedora. Nesta edição, o evento já contou com cerca de 30 bolos a concurso. “É incrível como o tempo passa a correr! Já lá vão 10 anos e ainda hoje os meus clientes procuram o bolo-rei que ganhou o concurso. Vendi sempre mais bolos desde que ganhei o concurso!”, referiu Vitor
Oliveira, proprietário da Padaria e Pastelaria Quinta da Fonte.

Em 2010 o Melhor Bolo-Rei estava no norte

Tivemos de esperar 4 anos para conhecer mais um grande vencedor do Melhor Bolo-Rei de Portugal. E deste vez, encontramos o vencedor na Leça do Balio, na Confeitaria 3 Condes. “Lembro-me perfeitamente desse ano, porque foi o melhor ano de sempre para a nossa confeitaria. Foi a primeira vez que a comunicação social deu destaque a este evento e as pessoas faziam fila para comprar o nosso bolo-rei. Recordo essa fase com muito carinho e ainda hoje, passados 6 anos, os clientes continuam a procurar o bolo-rei vencedor”, mencionou Raul Neto, responsável pela Confeitaria 3 Condes.

Depois seguiu até ao centro

Em 2015, foi a vez da Pastelaria Alcôa, grande referência em Alcobaça, alcançar o primeiro lugar na categoria de Melhor Bolo-Rei de Portugal. “Foi uma experiência muito boa, porque receber um prémio é sempre bom e quando o recebemos, recebemo-lo com a mesma alegria de quando recebemos o nosso primeiro prémio”, assinalou Paula Alves, proprietária da Pastelaria Alcôa que acrescentou que “ainda hoje temos clientes que vêm experimentar o bolo vencedor e os clientes quando gostam, voltam sempre e ficam fidelizados, que é o que tem acontecido”.

Dois anos seguidos ficou na Mealhada

A Pastelaria Docealhada, na Mealhada, atingiu a vitória em 2016 e revalidou o título no ano seguinte, sendo a única pastelaria a obter a primeira classificação dois anos seguidos. Luis Moutinho, proprietário da Docealhada, destacou que foram momentos espetaculares e incríveis: “Nunca vou esquecer! O concurso da ACIP trouxe outra visibilidade à nossa casa. Deu-nos uma imagem de qualidade e as pessoas vieram experimentar o bolo vencedor e têm sempre voltado, pois diferenciam-no dos outros bolos.”

Em 2018 foi até Albergaria-a-Velha

Já em 2018, a Confeitaria Framboesa, em Albergaria-a-Velha, foi a grande vencedora. Brunes Nunes, responsável deste estabelecimento, confidenciou-nos que “foi uma experiência muito boa e gratificante ver o nosso bolo-rei ser distinguido entre centenas de outros bolos, vindos de norte a sul do país. Foi um esforço que valeu a pena, porque acabou por ser reconhecido. Continuamos a ter muita procura e a apresentar o nosso bolo-rei com a mesma qualidade e com o mesmo padrão que foi apresentado no concurso.”

No ano passado ficou em Águeda

Por último, no ano passado, numa amostra com cerca de 250 bolos a concurso, o prémio do
Melhor Bolo-Rei de Portugal foi até Águeda, à Pastelaria Trigal. “Foi das melhores experiências que já tivemos, pois deu-nos uma dimensão muito grande. Tivemos aqui na nossa casa muitos órgãos de comunicação social, fomos notícia nos jornais e nas televisões. Foi uma mais-valia participar neste concurso, aliás concorremos sempre e aconselhamos todos os industriais a participar, pois serve para auferir os nossos produtos e mostrar o que cada um de nós faz pelo país inteiro”, referiram Joaquim Fonseca e José Silva, pro-
prietários da Padaria Trigal.

Tendo em vista a atual situação que enfrentamos por conta da pandemia COVID-19 e consequentes medidas de precaução que vêm sendo impostas no nosso país, a ACIP, sem outra alternativa, teve que adiar para o próximo ano a realização deste concurso, pelas razões que todos nós já conhecemos. Para o ano, o Concurso ACIP – O Melhor Bolo-Rei de Portugal vai regressar em grande!!!