A cidade de Alcobaça acolheu a primeira “Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais” em novembro de 1999. Este ano, o certame está de volta entre 17 a 20 de novembro, no Mosteiro de Alcobaça.
Alcobaça tornou-se pioneira na preservação e divulgação do riquíssimo património cultural que é a doçaria, apostando na tradição gastronómica deixada pela presença dos Monges e Monjas Cistercienses dos Mosteiros de Alcobaça e de Coz.
Durante os primeiros anos, o evento decorreu numa tenda especialmente concebida para o
acontecimento. A notoriedade que o certame foi adquirindo ao longo dos anos e a necessidade de preservar e promover as tradições gastronómicas nacionais e internacionais exigia um espaço mais adequado para a realização da Mostra, assim, em 2006 a Mostra passou para o interior do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

A beleza do Mosteiro, Património da Humanidade, constitui só por si motivo de visita e faz deste o local ideal para receber este grande “festival” de doçaria e de licores conventuais, que se realiza sempre no mês de novembro. Anualmente, dezenas de pastelarias de todo o país participam com as suas melhores especialidades.
A Mostra recebe igualmente representantes internacionais de Espanha, França, Bélgica, Polónia e Brasil e importantes presenças de mosteiros ou conventos portugueses como Singeverga, Louriçal, Montalvo e de Rio Caldo.