O CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar, de Castelo Branco, participa na feira FRUTOS – Feira Nacional de Hortofruticultura. O certame, que se realiza de 18 a 27 de agosto no Parque D. Carlos I nas Caldas da Rainha, pretende ser uma montra do que melhor se faz no setor hortofrutícola.
O CATAA está presente com um stand interativo e dinâmico a promover o projeto Transfer2agro, um projeto de demonstração e disseminação de desenvolvimento tecnológico na área da desidratação de produtos hortofrutícolas, com vista à sua valorização económica pelas empresas do setor agroalimentar. Esta participação pretende divulgar o projeto Transfer2agro, promovido pelo CATAA cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020.
No passado dia 21 de agosto, o CATAA promoveu uma sessão temática junto dos atores económicos do setor nesta região, sobre os temas: “Workshop: o projeto Inov2agro; ferramenta aplicada à inovação no setor agroalimentar” e “Inovação Agroalimentar: o percurso para o sucesso”. Enquadrada no projeto Inov2agro, um projeto que visa a promoção do espírito empresarial e que tem por objetivo potenciar a geração de novas ideias de negócio e a concretização de novas empresas na fileira agroalimentar, este projeto é desenvolvido em copromoção entre duas entidades com experiência na dinamização da fileira agroalimentar, o CATAA/CEi e o Inovcluster – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro, também cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020.
Para o Presidente do CATAA, e da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia a presença neste certame, permite “ acima de tudo, e isso para nós é central, a promoção e a divulgação do investimento que as empresas têm vindo a fazer na inovação e na investigação, a par, Cofinanciado por Apoio naturalmente do sempre necessário desenvolvimento de ligações e sinergias entre empresas, centros de I&D”.
Luís Correia realçou ainda o facto de o CATAA “vir às Caldas da Rainha, mostrar como em Castelo Branco as empresas, com condições de investigação, têm criado novos produtos e acima de tudo estão a apostar cada vez mais, e já com excelentes resultados, na desidratação de produtos hortofrutícolas, daí ser essencial para a sua divulgação estarmos neste certame”.
Nos restantes dias da Feira dos Frutos, o CATAA para além de dar a conhecer os seus projetos e serviços às comunidades empresarial do Oeste, ofereceu a disponibilidade a empresas do setor de exporem os seus produtos, nomeadamente empresas da região.