O mundo está a mudar e 2020 foi, sem dúvida, um marco para as nossas vidas, existe um antes e um depois de 2020.

O ano da Pandemia Covid-19 mudou a nossa forma de ver o mundo, de ver as pessoas e de nos vermos a nós e aos nossos negócios. Mostrou-nos novas formas de interagir e de nos relacionarmos com os nossos clientes, adaptando-nos a este mundo em mudança.
Com a pandemia, instalou-se uma crise que afetou sociedades e economias em todo o mundo, mas também foram surgindo novas oportunidades para ultrapassar os desafios.
Uma dessas oportunidades foi, sem dúvida, o recurso ao digital. O uso crescente da tecnologia, para praticamente tudo e acelerado pelo impacto da pandemia, criou novos hábitos digitais, reforçando a tecnologia como sendo um pilar importante para a sobrevivência de muitas empresas.

O impulso para a digitalização

A expressão digital tem vindo a ganhar terreno em todos os mercados e na população em geral. Cada vez mais empresas têm um site ou uma página de facebook, que os aproxime dos seus consumidores. A presença digital das empresas subiu 20% de 2019 para 2020 (de 40% para 60%), segundo o estudo Economia e Sociedade Digital em Portugal, desenvolvido pela ACEPI em parceria com a IDC no decorrer do ano de 2020.

O sector da Panificação não foi exceção e também ele teve de se adaptar a novas formas de chegar aos seus clientes, de expor e vender os seus produtos e de otimizar o seu negócio. Houve várias empresas que nasceram na Pandemia e outras tantas que ganharam uma nova força.

O Software que estrutura os alicerces das empresas do sector da Panificação, Pastelaria e Similares tem um papel fundamental na otimização dos processos e na automatização de procedimentos, que têm de ser específicos para o sector, caso contrário acabam por ter demasiada abrangência, não comtemplando as ca-racterísticas, questões legais e processos que só a este sector dizem respeito.
Um Software Específico é uma ajuda próxima, um conselheiro que está a par de todas as
exigências do sector onde atua. Um Software Específico trata das especificidades de cada negócio, que são inevitavelmente, transversais à grande maioria das empresas do sector onde incide. Evolui com o mercado de um modo ge-ral, mas adequa-se ao sector, faz as adaptações necessárias para cumprir as obrigações legais e, por outro lado, de uma forma estruturada e alinhada, com os produtos que são produzidos e expedidos.

Avançando para o digital, fazendo a extensão do negócio para plataformas e-Commerce, o Software é imprescindível, pois é aqui que o motor mantém o bom funcionamento da empresa, que assegura a gestão de stocks e a disponibilidade de produtos. Faz a integração das encomendas da plataforma on-line com as encomendas fixas e variáveis, que chegam pelos meios tradicio-nais, bem como a integração das mesmas na expedição e rotas da empresa.

Os investimentos em nuvens não param

Esta tendência já estava em ascensão antes do confinamento e consolidou-se nos últimos meses, com os sistemas de nuvem a tornarem-se ferramentas essenciais para gerir e organizar as informações da empresa em segurança.
Por exemplo, e segundo dados fornecidos pela Microsoft, durante a pandemia houve um aumento de 775% na procura dos serviços na nuvem. Na verdade, a maioria das empresas acredita que a nuvem pode ajudar as mesmas na recuperação e que será uma das tendências para sair desta crise.
A possibilidade da nuvem também só é exequí-vel quando o Software, que se pretende específico, possibilita essa mobilidade. Quando através dele conseguimos gerir o nosso negócio de onde quer que estejamos, bastante importante no cenário em que vivemos atualmente mas também uma ferramenta indispensável para quando pudermos voltar a sair, a viajar, mantendo sempre o seu negócio à distância de um clique.

As empresas devem munir-se de todas as ferramentas possíveis, para fazerem chegar os seus produtos, da forma mais eficaz e qualificada, aos seus clientes. O Software e a consultoria são um dos alicerces desta estrutura, que tem de estar oleada para avançarmos, evoluirmos e crescermos.

Parceria ACIP/Urbinfor

Em 2021 o sector da Panificação, Pastelaria e Similares terá também uma presença forte no digital, com muitas empresas a terem expressão on-line, seja através de sites de e-Commerce personalizados, ou através de plataformas digitais que poderão ser criadas à medida de cada industrial de Panificação e Pastelaria.
Embora o fim desta pandemia ainda não seja
conhecido, é importante para as empresas prepararem-se para um futuro mais digital através de parcerias e da implementação de tecnologias que podem trazer mais valor aos negócios.
Desta forma, a Urbinfor, um dos Associados de Parceria da ACIP, cria e desenvolve Software integrado e específico para diferentes sectores.