Já são conhecidas as melhores iguarias da Páscoa de Portugal! Em Matosinhos encontramos o Melhor Pão de Ló Seco, da Arte Branca – Panificação Lda.; já o Pão de Ló Húmido situa-se em Ovar, de Sandra Dolores Pais Cruz. Por sua vez, o Melhor Folar Doce, localiza-se em Cantanhede, de António Jorge Costa Fernandes; e o Folar Salgado fica em Chaves, dos Prazeres da Terra.

Estes foram os vencedores do II Concurso ACIP – “O Melhor Folar e Pão de Ló de Portugal”, que decorreu ontem, dia 21 de março, na Quinta do Outeiro, em Tentúgal, Coimbra.

A Pastelaria Diamante Doce – Atividades Hoteleiras, Lda e a Pastelaria Pires, ambas de Leiria, receberam o segundo e terceiro prémios, respetivamente, na categoria de Pão de Ló Seco.

Na categoria de Pão de Ló Húmido, ficou em segundo lugar a Pastelaria Flor de Liz, de S. João de Ovar, e em terceiro lugar, a Propal, de Cortegaça, em Ovar.

A Santa Coina – Confeitaria e Padaria Artesanal, do Barreiro, arrecadou o segundo lugar na categoria de Folar Doce, e João Mendes e Rita, de Olhão, ficaram com o terceiro lugar.

Na categoria de Folar Salgado, a Pastelaria Diodoro, de Coimbra, alcançou o segundo lugar, e a Panificadora Moutinho, de Argeriz, conseguiu o terceiro lugar.

Com o principal objetivo de promover, dinamizar e dignificar o sector, este evento teve ainda como propósito impulsionar, enobrecer e proteger as principais e mais antigas iguarias da Páscoa portuguesas.

O concurso destinou-se a todos os fabricantes de Folar e Pão de Ló distribuídos por todo o território Português e com a sua unidade de produção licenciada. Cada industrial pode concorrer nas seguintes categorias: Folar Doce, Folar Salgado, Pão de Ló Húmido e Pão de Ló Seco.

No âmbito deste evento, a ACIP promoveu uma palestra subordinada aos temas “A Importância da Reciclagem”, promovida pela Sociedade Ponto Verde e “Visual Merchandising: uma importante ferramenta de venda na Padaria Tradicional”, promovida pelo Eng.º João Paulo Costa, da empresa Credin Portugal, S.A., ao início da tarde, na Quinta do Outeiro. Durante a palestra, decorreu, em sala própria, a Prova do II Concurso ACIP – “O Melhor Folar e Pão de Ló de Portugal”, realizada pelos elementos do júri, divididos em quatro equipas, que tiveram um trabalho árduo durante várias horas para apurarem os vencedores.

A concurso estiveram centenas de bolos, que vieram de norte a sul do país, que por si justificaram a designação do Melhor Folar e Pão de Ló de Portugal.

O produto sobrante vai ser hoje entregue a uma Instituição de Solidariedade Social, nos mesmos termos em que a ACIP procedeu aquando do II Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, em 2014.

Veja mais fotos na nossa galeria de imagens.